Encontros, Debates e Oficinas

MESA
CORPO ELÉTRICO

DIA 27 DE JULHO – 11h00
espaço PETROBRAS de encontros
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – portoes 2 e 5

Marcelo Caetano com equipe e elenco do filme
Marcelo Caetano con equipo y reparto de la película

Marcelo Caetano

Dirigiu Bailão (2009), Na sua Companhia (2011) e Verona (2013), curtas-metragens exibidos em festivais como Roterdã e Clermont-Ferrand, além de vencedores do prêmio de melhor curta em festivais como Belo Horizonte, Mix Brasil e Janela de Cinema. Corpo Elétrico, seu primeiro longa-metragem como diretor, mereceu world première no Festival de Roterdã, foi selecionado para o Inside/Out Toronto LGBT e venceu o Prêmio Maguey no Festival de Guadalajara.

Dirigió los cortometrajes Bailão (2009), Na sua Companhia (2011) y Verona (2013) exhibidos en festivales tales como Rotterdam y Clermont-Ferrand, además de vencedores del premio de mejor cortometraje en los Festivales de Belo Horizonte, Mix Brasil, Janela de Cinema. Cuerpo Eléctrico, su primer largometraje como director, mereció world premiére en el Festival de Rotterdam, fue seleccionado para el Inside-Out Toronto LGBT y venció el Premio Maguey en el Festival de Guadalajara.

Rodrigo Gerace

Rodrigo Gerace é sociólogo (UNESP), com mestrado e doutorado em Cinema (UFMG/ Universidade Nova de Lisboa). Autor do livro “Cinema-explícito: representações cinematográficas do sexo” (2016), sua tese, publicada pela Editora Perspectiva e Edições Sesc. Pesquisador e crítico de cinema, trabalha como Assistente de Cinema do Sesc SP.

ENCONTRO
CINEMA. NOVOS DISPOSITIVOS. IMAGENS E COMPORTAMENTOS

DIA 29 DE JULHO – 11h00
Cinesesc
Rua Augusta, 2075

• Massimo Canevacci (Itália)
• Tadeu Jungle (Brasil)
mediador: Marcus Bastos (Brasil)

Marcus Bastos

É artista, curador, professor da PUC-SP e da ECA-USP, além de pesquisador nas áreas de convergência entre audiovisual, design e novas mídias. É autor do e-book Cultura da Reciclagem (2007) e do livro Limiares das Redes: Escritos sobre Arte e Cultura Contemporânea (2014). Dirigiu o vídeo interativo Interface Disforme (2006) e os documentários experimentais Giuseppe, etc. (2011) e Radicais Livre/os (2006).

Es artista, curador, profesor de la PUC-SP y de la ECA-USP, además de investigador en las áreas de convergencia entre audiovisual, design y nuevos medios. Es autor del e-book Cultura da Reciclagem (2007) y del libro Limiares das Redes: Escritos sobre Arte e Cultura Contemporânea (2014). Dirigió el video interactivo Interface Disforme (2006) y los documentales experimentales Giuseppe, etc. (2011) y Radicais Livre/os (2006).

Massimo Canevacci

É antropólogo, etnógrafo, escritor, doutor em letras e filosofia e professor de antropologia cultural e de arte e culturas digitais na Universidade de Roma La Sapienza. Notório teórico da contemporaneidade e da cidade, é autor de livros como Antropologia da Comunicação Visual, Fetichismos Visuais, SincretiKa, A Linha de Pó, A Cultura Bororo entre Tradição, Mutação e Auto-representação, A Cidade Polifônica, Culturas eXtremas e Antropologia do Cinema.

Es antropólogo, etnógrafo, escritor, doctor en letras y filosofía y profesor de antropología cultural y de arte y culturas digitales en la Universidad de Roma La Sapienza. Notorio teórico de la contemporaneidad y de la ciudad, es autor de libros tales como Antropologia da Comunicação Visual, Fetichismos Visuais, SincretiKa, A Linha de Pó, A Cultura Bororo entre Tradição, Mutação e Auto-representação, A Cidade Polifónica, Culturas eXtremas, y Antropologia do Cinema.

Tadeu Jungle

É roteirista e diretor de cinema, televisão e realidade virtual, além de artista multimídia com atuação nas áreas de fotografia, vídeo, instalações e poesia visual. Foi um dos precursores da videoarte no Brasil. Dirigiu o longa-metragem de ficção Amanhã Nunca Mais (2011) e, em 2015, realizou duas videoinstalações para o Museu do Futebol e para o Museu do Amanhã. Rio de Lama (2016) e Fogo na Floresta (2017) são trabalhos em realidade virtual.

Es guionista y director de cine, televisión y realidad virtual, además de artista multimedios con actuación en las áreas de fotografía, video, instalaciones y poesía visual. Fue uno de los precursores del videoarte en Brasil, dirigió el largometraje de ficción Amanhã Nunca Mais (2011) y, en 2015, realizó dos video-instalaciones para el Museu do Futebol y para el Museu do Amanhã. Rio de Lama (2016) y Fogo na Floresta (2017) son trabajos en realidad virtual.

MESA
HOMENAGEM BETO BRANT

DIA 29 DE JULHO – 16h00
espaço PETROBRAS de encontros
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – portoes 2 e 5

• Beto Brant (Brasil)
• Marçal Aquino (Brasil)
• Renato Ciasca (Brasil)

Beto Brant

Dirigiu os filmes Os Matadores (1997) e Ação entre Amigos (1998), dando início a uma parceria com o escritor e roteirista Marçal Aquino e o diretor e produtor Renato Ciasca. Produziu e dirigiu os filmes O Invasor (2002), Crime Delicado (2005), Cão sem Dono (2007), O Amor segundo B. Schianberg (2009) e Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios (2011). Dirigiu em 2016 seu primeiro documentário, Pitanga.

Dirigió las películas Los Matadores (1997) y Acción entre Amigos (1998), dando inicio a una alianza con el escritor y guionista Marçal Aquino y el director y productor Renato Ciasca. Produjo y dirigió las películas El Invasor (2002), Crimen Delicado (2005), Perro sin Dueño (2007), El Amor según B. Schianberg (2009) y Y Recibí las Peores Notícias dos tus Labios (2011). Dirigió en 2016 su primer documental Pitanga.

Marçal Aquino

É jornalista, escritor e roteirista de cinema e televisão. Publicou, entre outros livros, o volume de contos O Amor e Outros Objetos Pontiagudos (1999), pelo qual recebeu o Prêmio Jabuti, e o romance Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios (2005). Atuou como roteirista de filmes como Os Matadores (1997), Ação entre Amigos (1998), O Invasor (2001) e Crime Delicado (2005).

Es periodista, escritor y guionista de cine y televisión. Publicó, entre otros libros, el volumen de cuentos O Amor e Outros Objetos Pontiagudos (1999), por el que recibió el Prêmio Jabuti, y la novela Y Recibí las Peores Notícias de tus Labios  (2005). Actuó como guionista de películas tales como Los Matadores (1997), Acción entre Amigos (1998), El Invasor (2001) y Crimen Delicado (2005).

Renato Ciasca

É diretor, produtor e roteirista. Produziu e corroteirizou Ação entre Amigos (1998) e O Invasor (2001). Escreveu e codirigiu Cão sem Dono (2007) e Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios (2011). Produziu Crime Delicado (2005), O Amor segundo B. Schianberg (2009), A Nave – Uma Viagem com a Jazz Sinfônica de SP (2011), de Luiz O. de Santi, e Sangue Azul (2014), de Lírio Ferreira. Produziu também Pitanga (2016).

Es director, productor y guionista. Produjo y coguionizó Acción entre Amigos (1998) y El Invasor (2001). Escribió y codirigió Perro sin Dueño (2007) y Y Recibí las Peores Notícias de tus Labios (2011). Produjo Crimen Delicado (2005), El Amor según B. Schianberg (2009), A Nave – Uma Viagem com a Jazz Sinfônica de SP (2011), de Luiz O. de Santi, y Sangue Azul (2014), de Lírio Ferreira. También produjo Pitanga (2016).

CINEMA DA VELA ESPECIAL
O JOVEM NO CINEMA LATINO-AMERICANO ATUAL

DIA 01 DE AGOSTO – 19h30
Cinesesc
Rua Augusta, 2075

• Juan Sebastian Mesa (Colômbia)
• Fernando Guzzoni (Chile)
• Jorane Castro
mediador: Ivan Finotti (Brasil)

Juan Sebastian Mesa

Juan Sebastián Mesa (Medellín, Colômbia, 1989) é fotógrafo e comunicador audiovisual da Universidad de Antioquia, diplomado em roteiro e narrativas contemporâneas. Membro fundador da Monociclo Cine, dirigiu seu primeiro curta-metragem, Maquillando el Silencio (2009), como exercício acadêmico. Seu segundo curta, Kalashnikov (2013), efetuou um amplo percurso por festivais e ganhou nas categorias de melhor curta-metragem, melhor roteiro e melhor diretor, no Festival Internacional de Curtas-Metragens El Espejo. Os Ninguéns é seu primeiro longa-metragem de ficção.

Juan Sebastián Mesa (Medellín, Colombia, 1989) es fotógrafo y comunicador audiovisual de la Universidad de Antioquia, diplomado en guión y narrativas contemporáneas. Miembro fundador de Monociclo Cine, dirigió su primer cortometraje Maquillando el Silencio (2009) como ejercicio académico. Su segundo cortometraje, Kalashnikov (2013), tuvo un amplio recorrido por festivales y ganó en las categorías mejor cortometraje, mejor guión y mejor director en el Festival Internacional de Cortometrajes El Espejo. Los Nadie es su opera prima.

Fernando Guzzoni

Estreou em 2008 o documentário La Colorina na mostra competitiva do Festival Des Films du Monde, em Montreal. O filme ganhou o prêmio de melhor diretor no Festival SANFIC e melhor filme em Trieste, na Itália. Seu primeiro longa-metragem de ficção, Carne de Perro (2012), foi escrito na residência do Festival de Cannes e ganhou mais de 15 prêmios internacionais, como o de melhor filme na seção Novos Diretores, do Festival de San Sebastián, e melhor filme de estreia em Havana.

Estrenó en 2008 el documental La Colorina en la competencia del Festival Des Films du Monde en Montreal. La película ganó el premio al mejor director en el Festival SANFIC y mejor película en Trieste, Italia. Su primer largometraje de ficción, Carne de Perro (2012), fue escrito en la residencia del Festival de Cannes y ganó más de 15 premios internacionales, como mejor película en la sección Nuevos Directores del Festival de San Sebastián, y mejor ópera prima en La Habana.

Jorane Castro

Jorane Castro (Belém, Brasil, 1976) é roteirista e diretora, formada em cinema pela Universidade de Paris 8 (França) e em roteiro na EICTV (Cuba). Dirigiu mais de 20 filmes, entre documentários e ficções, destacando-se em festivais como a Quinzena dos Realizadores, Director’s Forthnight MoMA, Festival de Cinema Brasileiro de Paris, entre outros. Seus filmes foram premiados no Festival de Films de Femmes e em festivais brasileiros como o de Gramado. Para Ter Onde Ir é seu primeiro longa-metragem de ficção.

Jorane Castro (Belém, Brasil, 1976) es guionista y directora, diplomada en cine por la Universidad de Paris 8 (Francia) y guión en la EICTV (Cuba). Dirigió más de 20 películas entre documentales y ficciones, destacándose en festivales tales como la Quincena de los Realizadores, Director’s Forthnight MoMA, Festival de Cine Brasileño de París, entre otros. Sus películas fueron premiadas en el Festival de Films de Femmes, y en festivales brasileños tales como el de Gramado. Para Tener a Adonde Ir es su primer largometraje de ficción.

Ivan Finotti

É jornalista e desde 1990 escreve sobre cultura. Atualmente, é repórter especial do jornal Folha de S.Paulo, onde já foi editor dos cadernos “Ilustrada” e “Folhateen” e das revistas Serafina e sãopaulo.

Es periodista y desde 1990 escribe sobre cultura. Actualmente, es reportero especial del periódico Folha de S.Paulo, en donde ya fue editor de los cuadernos “Ilustrada” y  “Folhateen” y de las revistas Serafina y sãopaulo.

OFICINA
FILMANDO CORPOS QUEER: OS GESTOS DA DIREÇÃO, OS GATILHOS DA CRIAÇÃO

DIAS 01 E 2 DE AGOSTO – DAS 14h ÀS 18h
Centro de Pesquisa e Formação – Sesc
R. Doutor Plínio Barreto, 285, 4º andar

• Marcelo Caetano (Brasil)

Através de filmes de Marcelo Caetano, o curso discute o fazer cinematográfico e a relação entre escolhas de roteiro, mise-en-scène e textos teóricos ou literários como gatilhos para a criação. Em Bailão (2009), a escolha pela privacidade de um grupo de homossexuais da terceira idade quase levou à inviabilidade do documentário. Quais foram as estratégias para filmar corpos que não buscavam a visibilidade? Em Na sua Companhia (2011), as diferenças sociais, etárias e raciais entre um professor e um cozinheiro geraram uma fissura no modo de representar o desejo dentro do prisma das relações de poder no Brasil. Já em Corpo Elétrico (2016), o encontro com um poema de Walt Whitman levou o diretor ao questionamento das estruturas narrativas tradicionais, surgindo a pergunta: é possível falar em uma temporalidade queer?

Mediante películas de Marcelo Caetano, el curso discute la acción cinematográfica y la relación entre las elecciones de guión, mise-en-scène y textos teóricos o literarios como motivaciones para la creación. En Bailão (2009) la opción por la privacidad de un grupo de homosexuales de tercera edad casi llevó a la inviabilidad del documental. ¿Cuáles fueron las estrategias para filmar cuerpos que no buscaban la visibilidad? En Na sua Companhia (2011) las diferencias sociales, etarias y raciales entre un profesor y un cocinero generaron una fisura en el modo de representar el deseo dentro del prisma de las relaciones de poder en Brasil. En Cuerpo Eléctrico (2016), el encuentro de un poema de Walt Whitman llevó al director al cuestionamiento de las estructuras narrativas tradicionales, surgiendo la pregunta: ¿es posible hablar de una temporalidad queer?

Marcelo Caetano

Dirigiu Bailão (2009), Na sua Companhia (2011) e Verona (2013), curtas-metragens exibidos em festivais como Roterdã e Clermont-Ferrand, além de vencedores do prêmio de melhor curta em festivais como Belo Horizonte, Mix Brasil e Janela de Cinema. Corpo Elétrico, seu primeiro longa-metragem como diretor, mereceu world première no Festival de Roterdã, foi selecionado para o Inside/Out Toronto LGBT e venceu o Prêmio Maguey no Festival de Guadalajara.

Dirigió los cortometrajes Bailão (2009), Na sua Companhia (2011) y Verona (2013) exhibidos en festivales tales como Rotterdam y Clermont-Ferrand, además de vencedores del premio de mejor cortometraje en los festivales de Belo Horizonte, Mix Brasil, Janela de Cinema. Cuerpo Eléctrico, su primer largometraje como director, mereció world premiére en el Festival de Rotterdam, fue seleccionado para el Inside-Out Toronto LGBT y venció el Premio Maguey en el Festival de Guadalajara.